domingo, 29 de novembro de 2015

Quando se é humilde se permite a correção

Sócrates uma vez disse: “Só sei que nada sei” e isso já foi um saber. Um grande exemplo para toda a humanidade. Já me deparei com pessoas tão arrogantes a ponto de ficarem chateadas comigo, pois simplesmente disse e provei que estavam erradas em seus argumentos. Vem-me a pergunta: será que vale a pena se chatear por está errado? O que se aprende com isso?
Ainda sobre Sócrates, nós vemos que ele foi um grande sábio, pois o sábio gosta que o corrijam quando ele erra algo, pois ele acaba aprendendo algo novo e, consequentemente, não vai errar novamente, não com aquele fato/assunto. Eis a importância da humildade para a conquista do saber.
Quando se é humilde se permite correção. Se permite responder que não sabe disso ou daquilo. Não existe erro em dizer que não sabe, o erro é afirmar que sabe o que na verdade não sabe. De que te adianta opinar sobre tudo com opiniões sem fundamento? Não adianta de nada.

Argumentos sem fundamentos são suicidas, são contribuidores para uma contradição sem tamanho e isso apenas o não-humilde não enxerga. Jesus foi humilde e ele sabia/sabe de tudo. Sócrates, um filósofo que é citado até hoje um dia afirmou que nada sabe. Por que alguém poderia dizer saber de tudo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário