segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Evangelho dos números: a lava jato chegou... tava demorando

Imagem disponível em: (http://static.blastingnews.com/media/photogallery/2015/8/19/main/eduardo-cunha-foto-marcelo-camargo-abr_396511.jpg) 

Confesso que acreditava que a igreja institucional estava com um câncer, uma sujeira muito grande, mas não a ponto de ser citada na delação de Júlio Camargo, no maior processo investigativo já realizado nesse país: a operação Lava Jato. É triste ver o nome de um dos ministérios mais bem renomados numa lama como essa. 
 Imagem disponível em:
 http://www.pavablog.com/wp-content/uploads/2015/07/j%C3%BAlio-camargo.jpg
O delator acusou o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de repassar propina de R$125mil para a igreja evangélica assembleia de Deus, ministério Madureira. Onde vamos parar? Não é apenas uma igreja “x” que recebe dinheiro sujo. Só citei o nome da igreja, pois foi citado na reportagem do Jornal Estadão (leia o artigo na íntegra em: (http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/delator-que-acusou-cunha-tambem-fez-repasse-a-assembleia-de-deus/). Já não existe temor a Deus. Umas igrejas recebem dinheiro sujo, outras se fazem valer da ignorância de muitos fiéis e os exploram, os forçam a fazerem uma doação mirabolante para “obra do Senhor” – que obra, em?! Pastor tendo carroimportado financiado pela igreja é uma coisa que vai ajudar e muito as almas perdidas.
Na carta escrita a Timóteo, vemos que é justo que o ministro receba dobrados honorários quando trabalha integralmente para a Obra do Senhor. É justo que a igreja o sustente, o dê condições de sustentar a si e sua família, mas uma coisa é sustentar, outra coisa é bancar o luxo. São dois pesos e duas medidas. Não se pode fazer uso do versículo e não utilizar o bom senso, se você não o utiliza você é tudo, menos um imitador de Cristo. Pois Cristo não admitiria ficar rico a custas dos seus seguidores. Se riqueza fosse um requisito para Cristo, ele não teria dito para o jovem rico doar tudo o que tinha para o pobre e segui-lo.

“O deus desse século cegou os homens de entendimento para que neles não fosse resplandecida a glória de Deus.” 

domingo, 29 de novembro de 2015

Amai ao Senhor teu Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo

 

     Falando pouco, pois nessa publicação só recomendo um vídeo. Aprovei para dizer que a responsabilidade de termos tantos crentes sem compromisso não é do "diabo", é por conta dos líderes, da igreja que hora de dispõem a evangelizar, outrora deixa o neófito na Fé entregue a própria sorte. Convido você a assistir a peça a seguir e prestar bastante atenção.
    Todos nós juntos em prol de um evangelho mais cristão.

O jardim do inimigo - Jeová Nissi: https://www.youtube.com/watch?v=QpAkrXLNi4E

Contribua com o Ministério Jeová Nissi, segue o link com a página para a compra do DVD da peça 'O Jardim do Inimigo': http://loja.ministeriojeovanissi.com.br/ecommerce_site/produto_6264_3720_O-Jardim-do-Inimigo

O evangelho dos números: onde o que importa é quantidade, não qualidade



Muitos “cristãos” acreditam serem grande exemplos. Acreditam que o fato de irem à igreja todos os dias, de colocarem uma bíblia em baixo do braço, de glorificarem a Deus dentro da igreja e chegar ao ponto de falar em línguas estranhas vão para o céu, pois são ditos como irrepreensíveis, mas será mesmo?
De que adianta ser cristão Raimundo (pé na igreja, outro no mundo)? Na igreja é uma coisa e fora dela é outra. Fico estarrecido quando olho para algumas “senhoras de oração” que cobrem seu corpo com saias longas e blusas sem decote, mas possuem a mente mais perversa do que uma mulher “do mundo”. Sepulcros caiados!
A hipocrisia, soberba, o anseio de ser maior, de sentar no púlpito da igreja, o desejo de querer ser o maior, de ter a maior denominação etc. As preocupações do homem estão atrapalhando o agir de Deus. Acordem, hipócritas de uma figa!
Preocupam-se em dizer: “900 almas foram ganhas para Jesus, oh Glória!”, é mesmo é?! Será que foram ganhas ou só contabilizadas? Uma vez visitei uma Igreja de outra denominação em minha cidade e me surpreendi com o seu trabalhar dividido em células: evangelizar, consolidar, discipular e encaminhar.
1° Evangelizar: um grupo de pessoas que tinham o dom de evangelizar as pessoas iriam atrás, eram os pescadores de almas e conquistavam as pessoas para o reino de Deus.
2° Consolidar: um outro grupo de pessoas que se identificavam em apoiar os neófitos da Fé, ou ligavam para o neófito, ou o visitavam em sua residência, oram com ele e dão aquele incentivo: “Essa foi a melhor atitude que você poderia ter tomado em sua vida.”, são aquelas pessoas que vão atrás, que consolidam o novo convertido.
3° Discipular: um grupo formado por pessoas que tem o dom de ensinar a palavra de Deus, que apresentam a bíblia para os novos convertidos.
4° Encaminhar: um grupo de pessoas que vai avaliar qual das células é a melhor para engajar o novo membro da congregação, para que ele possa também dá os seus frutos para a obra de Deus.
Qual é a dificuldade que as outras igrejas tem em fazer isso? Poxa, eu ouço tantos dizendo que evangelizar é um mandamento, beleza, mas por que não faz? E depois que se evangeliza, faz o quê? Afinal de contas, o que é isso? É o cristianismo que existe na bíblia que segue o principal mandamento (amarás ao Senhor teu Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo) ou um neo-cristianismo que só se importa com números?

A alguns líderes e pastores: vamos deixar de lado os números e vamos nos importar com as almas? Afinal de contas, mais vale um convertido do que um dirigente hipócrita. 

Mar de lama

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/ZCNFDH0dF9RoLq4uPIpDRh1Cayw=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/11/24/brazil-damburst-environment_ricardo_moraes_reuters_2.jpg


Brasil: país de piadas, não é? Não basta a nossa fama internacional no que se refere a impunidade, ainda temos que ampliar e ainda deixar impune os responsáveis pelo desastre ambiental que atingiu o Rio Doce. A Vale junta com a BHP Biliton são as principais responsáveis pelo desastre, pois são as empresas donas da barragem de Mariana que se rompeu.
A coloração barrenta atingiu o litoral do Espirito Santo, onde sufistas costumavam praticar seu esporte no que chamavam de “Hawaí capixaba”. As ondas continuam belas para surfar, mas sua cor não é mais a mesma e as autoridades proibiram as pessoas de entrarem em contato com a água.
O que resta? Aos pescadores que viviam do Rio Doce resta algo chamado Fé de que um dia terão seu sustento de novo, aos surfistas a paciência – e que santa paciência – para esperarem que a situação se normalize. A mim, cidadão brasileiro, resta a indignação e vergonha pelo fato de um desastre tão absurdo como esse.
A nossa Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou em entrevista ao Jornal ‘O Globo’ que os responsáveis pelo desastre ambiental seriam punidos. Ainda afirmou que diria o mesmo na conferência mundial do clima que será realizada pela ONU na França. Agora dizer é uma coisa, fazer é outra. Meu total apoio a ministra para que os responsáveis sejam punidos.

Porém é triste saber que apenas 3% das multas ambientais cobradas no Brasil são pagas. Ou seja, cobram-se as multas, mas aquele velho “jeitinho brasileiro” faz com que sejam “esquecidas”. Mas uma coisa é certa: falta de aviso a Samarco não foi. Só espero que não haja impunidade e que os responsáveis paguem pelo o que fizeram.

Leia a reportagem do G1: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/surfistas-lamentam-proibicao-de-surf-em-regencia-depois-da-lama.html

Quando se é humilde se permite a correção

Sócrates uma vez disse: “Só sei que nada sei” e isso já foi um saber. Um grande exemplo para toda a humanidade. Já me deparei com pessoas tão arrogantes a ponto de ficarem chateadas comigo, pois simplesmente disse e provei que estavam erradas em seus argumentos. Vem-me a pergunta: será que vale a pena se chatear por está errado? O que se aprende com isso?
Ainda sobre Sócrates, nós vemos que ele foi um grande sábio, pois o sábio gosta que o corrijam quando ele erra algo, pois ele acaba aprendendo algo novo e, consequentemente, não vai errar novamente, não com aquele fato/assunto. Eis a importância da humildade para a conquista do saber.
Quando se é humilde se permite correção. Se permite responder que não sabe disso ou daquilo. Não existe erro em dizer que não sabe, o erro é afirmar que sabe o que na verdade não sabe. De que te adianta opinar sobre tudo com opiniões sem fundamento? Não adianta de nada.

Argumentos sem fundamentos são suicidas, são contribuidores para uma contradição sem tamanho e isso apenas o não-humilde não enxerga. Jesus foi humilde e ele sabia/sabe de tudo. Sócrates, um filósofo que é citado até hoje um dia afirmou que nada sabe. Por que alguém poderia dizer saber de tudo? 

Uma introdução sobre o blogger

   



  Sou Emmanuel Davi, criador do Blogger ‘Reflexões de um mero adolescente’, título bem sugestivo, pois diariamente/semanalmente irei postar em meu Blogger algumas de minhas reflexões. Posso fazer postagens referentes a bíblia, a política, ao cristianismo, a sociedade, solidariedade, filosofia etc. Não existe um tema em específico. A minha intenção é de compartilhar com meus leitores algumas de minhas reflexões. Já aviso que a opção de comentar minhas publicações está aberta. Aqui não existe verdade absoluta, você é livre para expressar sua opinião, mas sempre de forma educada, claro. Digo isso pois em pleno século 21 ainda temos pessoas de mentes “quadradas” ou pessoas arrogantes que não aceitam serem contestadas, pessoas que levam tudo para o lado pessoal e isso já vai levar-me a uma nova reflexão que postarei em breve.
  Também farei alguns anúncios de campanhas comunitárias, alguns resumos sobre o funcionamento de alguns programas governamentais, atos religiosos etc, mas nada que possa ofender a alguém – ao menos não é essa a minha intenção.
   Por tanto, seja muito bem vindo (a). 

"O Brasil tem milhões de alunos mas pouquíssimos estudantes" Pierluigi Piazzi

   

   

   Achou estranha a frase? Logo quando a ouvi pela primeira vez achei muito estranho. Pensei: "Ué?! Não são a mesma coisa?" e logo o professor Pierluigi Piazzi (que descanse em paz) explicou que ambas as palavras são bem diferentes. Aluno é o ser que assiste aula, já estudante é o ser que estuda algo. No Brasil, assistir aula é sinônimo de estudar. Acredita-se que aumentando o número de aulas, aumenta a qualidade do ensino, mas não é bem assim.
   Tudo começa com o incentivo que já vem de casa. Muitos pais ordenam ao filho: "Vá estudar, você tem prova amanhã!" e esse incentivo faz com que o aluno só estude para a prova, não para a vida. Quando chegam ao 3° ano do Ensino Médio com um histórico escolar razoável e fazem o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - que na minha opinião é um teste de resistência física! -  tiram uma nota que não é favorável para seu ingresso numa Universidade Federal. Por que? 
   Vamos analisar os erros, vamos lista-los:
1° O aluno assiste aula e acredita que está estudando: assistir aula é um processo passivo e coletivo, mas estudar é um processo ativo e solitário. Ninguém estuda se estiver em grupo. Ninguém estuda se não estiver com lápis e uma filha de papel. Estudar é investigar, é procurar sintetizar o conteúdo. É achar a origem de um conceito e fixa-lo em sua memória.
2° Estudar para a prova: esse é um erro tão comum para alunos de ensino fundamental e médio, como também para alunos de universidades. Por que você acha que, na maioria das vezes,  um aluno do curso de Direito precisa fazer um cursinho para passar no exame da OAB? Por ser difícil? Não. Eu conheço um cursinho ótimo, o "porém" é que dura 5 anos e chama-se faculdade de direito. 
  Só dois erros? Na nossa lista só, mas existem vários outros erros que não encontram-se apenas nos alunos. Mas vamos a solução:
  Todo estudante precisa ser disciplinado e criar sua própria rotina de estudos, mas obedecendo ao conceito: "Aula dada, é aula estudada hoje."Se você assistiu uma aula hoje, é obrigação sua estudar o mesmo conteúdo no mesmo dia. O nosso cérebro possui várias estruturas relacionadas a memória, mas para simplificar vamos falar de apenas duas:
   O sistema límbico é responsável pela nossa memória de curto prazo. O que você viu na aula é armazenado no sistema límbico e é descartado após uma noite de sono. Ou seja, se você dormir sem exercitar aquilo que foi aprendido na aula, você vai precisar rever a mesma aula e vai ter dificuldade de estudar a aula novamente. Por isso que aula dada é aula estudada. 
   O nosso córtex cerebral é a nossa memória permanente. O conteúdo do sistema límbico que foi exercitado durante o dia, a noite, durante o sono, é transferido para o córtex e ficará armazenado. É o nosso HD. Para isso é necessário que durante o dia, você, estudante, pegue o seu livro, um texto, uma folha de papel e um lápis e vá escrevendo. Cada um tem sua técnica, eu faço tópicos com o que acho mais importante e procuro descobrir o que o conceito me explica. Quem idealizou aquele conceito estava pensando em quê? Agora você tem que desenvolver sua técnica.
   Vai estudar? Maravilha! Eis mais um macete: quando você for estudar, digamos que seu plano é estudar duas horas, então a cada 30 minutos você deve fazer um intervalo de 10 minutos, nesse intervalo você vai entrar para o MST - Movimento Sem Tela. Pode ler um livro, tomar uma água, ir ao banheiro, mas não pode estudar. Na sequência, você vai estudar outra matéria sem ser a que você estudou nos 30 minutos anteriores.
   Não gosta de estudar? Qualquer coisa te atrapalha, tira sua atenção? Coloque uma música que seja em um idioma que você não saiba (geralmente ouço músicas em inglês que não conheço, ou então em espanhol ou música instrumental).
   Estude para a vida, não para a prova. Quer aprender mais dicas? Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0qxDU96J-do

E seja bem vindo ao meu blog! :)